quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Gestão de Conflitos e Negócios

Os profissionais de uma organização precisam garantir foco no alcance de suas metas, isso significa saber gerenciar CONFLITOS,  portanto, os profissionais devem constantemente promover o entendimento das diferentes origens de situações de conflito e ações para a resolução dos mesmos.
O foco de nosso treinamento em GESTÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO é de forma lúdica instrumentalizar os participantes para prática de técnicas de administração e negociação que possibilite compreender que conflito é resultado da diversidade e nos oferece a oportunidade de redefinir e esclarecer relações, gerando novas alternativas e soluções preventivas para garantir bons resultados.

Comunicação eficaz, eficiente e efetiva.


Comunicação significa partilhar, dividir, tornar comum, associar. Nós seres humanos nos comunicamos de diversas maneiras! A comunicação acontece por meio de gestos, palavras, emissão de sons, pelo olhar etc.

O emissor é aquele que envia a mensagem. A partir dele inicia a comunicação. O receptor é aquele a quem a mensagem é enviada, pode ser um indivíduo como pode ser um grupo

 Eficiência é a qualidade de algo ou alguém que produz com o mínimo de erros ou meios, Eficacia é efetuar o que promete ou espera, ou seja, conseguir alcançar o objetivo planejado.
 A liderança frente aos processos de mudanças. 

As empresas passam por intenso processo de mudança, ou seja, estão abrindo espaço para oxigenar, modernizar e profissionalizar sua estrutura, uma vez que têm optado por investimentos em diversos setores, tais como: desenvolvimento de pessoas, implantação de novas tecnologias, estruturação de métodos e processos de trabalho, alinhamento de seu time de colaboradores às novas exigências da empresa.

Os líderes devem ser pessoas capazes de implementar a mudança, de fazer as coisas acontecerem, identificando o que deve ficar como está, o que deve mudar primeiro, como deve ser mudado, quais as pessoas mais indicadas para o processo, quais as tecnologias e as estruturas que devem ser utilizadas etc. Portanto, os líderes engajados com a mudança devem ser pessoas de ação. As empresas precisam despertar em suas lideranças as competências necessárias para promover e desenvolver a organização de forma humanizada, profissional e integrada, onde a proposta é fazer com que exista uma cultura única e que reflita o modo de pensar da empresa, com um canal de comunicação fluido e transparente, onde todos tenham a oportunidade de inovar e renovar ações e sentimentos.

Equipes e Grupos

Conceito de grupo

Tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos.

Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação.

Não há presença de habilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação.
Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros.

Definição de equipe

Completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções BEM definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, etc.

Na equipe, todos são muito transparentes. Dividem o que pensam e o que sentem em relação ao trabalho e também em relação uns aos outros. Se existem críticas, estas são construtivas, jamais podem ser destrutivas.



http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/11071/diferenca-entre-grupo-e-equipe#!1#ixzz3txDh1RAT

Como o líder pode gerar a satisfação em seus colaboradores:

- Formar: O bom líder: incentiva e facilita para que o colaborador estude. No dia a dia, faz com que os integrantes da equipe ganhem experiências relevantes.
- Informar: Ele mantém cada um informado sobre seus objetivos e meios, a qualidade do trabalho feito e o que é preciso mudar.
- Delegar: Permite que os integrantes da equipe assumam novas responsabilidades e desafios adequados.
- Defender: Assume responsabilidades e mostra-se parte da equipe frente à empresa e aos superiores.
- Animar: Mantém um ambiente leve e animado. Age com educação e atenção real às necessidades de cada integrante da equipe.
Essas dicas são fundamentais para que o líder esteja preparado para atender os anseios da sua equipe, gerando a satisfação a o melhor desempenho de cada colaborador.

Satisfação no trabalho

Satisfação no trabalho – O desafio de integrar toda a equipe



satisfação no trabalho é entendida como a relação percebida entre o que um indivíduo espera de seu trabalho e o que ele percebe que está obtendo. É ainda um estado de prazer emocional resultante da avaliação que um profissional faz sobre até que ponto as funções que desenvolve atendem seus objetivos. Conclui-se  que a satisfação desses trabalhadores depende da capacidade da empresa de liberar a iniciativa, a imaginação e a paixão dos colaboradores.É evidente que o funcionário motivado, que é reconhecido pelo seu líder vai se sentir muito mais feliz e realizado. A satisfação gera um estado positivo, resultando numa melhor produtividade. E é esse engajamento que as organizações buscam em seus colaboradores.
O líder tem o grande desafio de integrar as equipes e desenvolver o melhor trabalho com cada uma. Descobrir os pontos fortes e de melhoria e fazer com que os funcionários encontrem um significado maior em suas funções e com isso, sintam-se felizes e recompensados.

Clima organizacional

Clima Organizacional

O estudo do termo clima organizacional tem como missão principal a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores de determinada empresa. 

O conceito de clima organizacional deu inicio à uma nova perspectiva da Administração, ao buscar explicações  para o desempenho do trabalho humano, por meio de relações entre o clima organizacional e outros aspectos relevantes do cotidiano, como liderança, satisfação, ética, motivação,rotatividade, entre outros. 

O que é clima organizacional?

Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.
A forma como os colaboradores da empresa percebem o seu ambiente de trabalho.
 Tipos de liderança
Existe três estilos básico de liderança : Liderança autocrática, liderança liberal e a liderança democrática .

Na prática, o líder utiliza os três estilos de acordo com a situação, com as pessoas e com tarefa a ser executada. O líder tanto manda cumprir ordens, como sugere a realização de certas tarefas como ainda consulta os subordinado
antes de tomar algumas decisões.
A maneira como o líder se comporta para influência seus subordinados define seu estilo de liderança. Estilos mais comuns: Autocrático, Democrático, Liberal e Situacional.

O líder determina as técnicas para a execução das tarefas, na medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.

 É dominar e é pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho e de cada membro da equipe .